Rádio Newton Bello

domingo, 13 de abril de 2014

PROJETO: Desenvolvendo a dança na Escola.



                    
CENTRO DE ENSINO DR. NEWTON BELLO





PROJETO
“DESENVOLVENDO A DANÇA NA ESCOLA”






SUMÁRIO

Apresentação
Justificativa
Objetivos
Publico alvo
Metodologia
Cronograma
Áreas desenvolvidas
Recursos necessários
Conclusão
Anexos
   
APRESENTAÇÃO

A capacidade de se expressar por meio do corpo é intrínseca ao ser humano, é uma característica que se aprimora continuamente, desde as civilizações mais antigas. Nessa medida o movimento se constitui em um dos principais meios de interação entre o homem e o mundo a sua volta, desde as ações mais simples até o conjunto de ações simbólicas e complexas que compõem a arte da dança.
Vivemos em uma sociedade que contribui para a formação de pessoas fragmentadas, as quais se especializam em determinadas atividades, em um tipo de raciocínio, hipertrofiam algumas funções cerebrais e partes do corpo em detrimento de outras. Pessoas condicionadas pelo bombardeio diário de informações provenientes dos meios de comunicação e da cultura de massa que impõem modelos prontos e influenciam diretamente na capacidade de percepção e atuação na sociedade.
Neste sentido, a prática da dança seria uma forma de resgatar e ampliar a percepção das pessoas, com a ampliação da consciência corporal, buscando favorecer a integração do corpo, mente e emoções, por meio do contato com essa manifestação artística. Por isso, a importância fundamental de que o ensino da linguagem da dança realmente ocorra nas escolas públicas. O que nos parece a melhor alternativa para democratizar uma linguagem tão elitizada dentro da realidade socioeconômica brasileira.


JUSTIFICATIVA

Pensando na possibilidade de acesso à cultura para os alunos do C. E. Dr. Newton Bello, elaboramos um projeto de ações que procurasse estabelecer redes de comunicação entre a escola - que é um local de aquisição de conhecimento -  e a comunidade.
                Assim nasceu o projeto de desenvolvendo a dança na escola, uma parceria entre comunidade e escola. Ele se constitui por um conjunto de ações que visaram ampliar o ingresso da arte nas comunidades mais carentes com a introdução da linguagem da dança no ambiente escolar.
                Atualmente a dança na escola são atividades necessárias que se incorporam a uma metodologia que resulta na aprendizagem significativa e habilidades favorecendo a auto-estima do aluno e compartilhando práticas saudáveis no contexto social.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar o processo criativo, a autonomia e liberdade do individuo, permitindo ao educando articular uma relação mais próxima entre o homem e a natureza, através da observação, sensibilidade e experiências que estabelecem uma intima relação entre os mesmos.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø  Proporcionar meios que levem os alunos a desenvolverem capacidades corporais e culturais, propiciando dessa forma o ensino-aprendizagem;
Ø   Fazer uma releitura do mundo voltado para a realidade social e histórica que os alunos estão inseridos para que o trabalho se concretize de maneira eficiente;
Ø  Propiciar atividades geradoras de ação e compreensão;
Ø  Favorecer a estimulação para a ação e decisão no desenrolar das mesmas, e também reflexão sobre os resultados de suas ações, para poder modificar-las diante de algumas dificuldades que possam aparecer, e através destas mesmas atividades, reforçarem a auto-estima, a auto-imagem e a autoconfiança.
Ø  Proporcionar vivencia de dança que articulem a criação pessoal e coletiva de movimentos, a apreciação e o conhecimento da dança de modo a integrar a razão e o sensível, o individual e o coletivo, a arte e a educação.

 METODOLOGIA

Ø  Exploração teórica sobre o tema escolhido;
Ø  Apresentação de textos, fotografias, filmes, letras de musicas...
Ø  Experimentação dos movimentos básicos, sentindo e compreendendo as principais características da dança escolhida. Macacão de tempos e espaços mais importante;
Ø  Realizar a junção dos movimentos aprendidos, acompanhados pelo som dos ritmos criados e inventar outros movimentos e formações diferenciadas;
 
CRONOGRAMA

MÊS
ATIVIDADES A SEREM EXECUTADAS


ABRIL
-Apresentação do Projeto
-Aula teórica (história da dança)
-Aulas práticas (ritmo Axé)





MAIO


-Trabalhando a expressão corporal
-Ritmo salsa


JUNHO


-Ritmo Samba
-Culminância do Projeto.
CRONOGRAMA: 01/04/14 á 11/06/14.


ÁREAS ENVOLVIDAS

Artes, Educação Física, Sociologia e Inglês.
 
RECURSOS NECESSÁRIOS
Descrição do material
Quantidade(unidades)
Folha de EVA(cores diversas)
30
Tubo de cola isopor grande
02
TNT vermelho e preto
30 m(cada)
Camisas
54
Estojo de maquiagem
02
Bambolê
12
Fantasias
20
Espelho 2x4
01
Fita adesiva
04
Tecido

  

CONCLUSÃO
É função da escola, proporcionar ao aluno, formas de conhecer o mundo tal como ele é, e através disso levá-lo a concepção de que tudo na vida deve ser aprendido, pois vivemos em uma sociedade exigente e subjetiva onde aqueles que tem conhecimento amplo, sobressaem-se.
Portanto, é de suma importância que o C.E. DR. Newton Bello tenha desenvolvimento completamente para o fato de que a dança é uma pratica educativa eficiente e que não pode estar isenta das técnicas de aprendizado em arte, educação física, sociologia e inglês, pois estão permeadas na sociedade e por isso devem estar presentes no processo educativo dos alunos.








3 comentários:

  1. Bom dia. .
    Seu projeto é ótimo .
    Quais são as referências que você usou para fazer o seu projeto.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Excelente projeto! Também gostaria de saber as referências usadas para executar o projeto.
    Grata...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clique no primeiro link que o projeto original vai baixar em pdf
      https://www.google.com.br/search?q=A+capacidade+de+se+expressar+por+meio+do+corpo+%C3%A9+intr%C3%ADnseca+ao+ser+humano%2C+%C3%A9+uma+caracter%C3%ADstica+que+se+aprimora+continuamente%2C+desde+as+civiliza%C3%A7%C3%B5es+mais+antigas.+Nessa+medida+o+movimento+se+constitui+em+um+dos+principais+meios+de+intera%C3%A7%C3%A3o+entre+o+homem+e+o+mundo+a+sua+volta%2C+desde+as+a%C3%A7%C3%B5es+mais+simples+at%C3%A9+o+conjunto+de+a%C3%A7%C3%B5es+simb%C3%B3licas+e+complexas+que+comp%C3%B5em+a+arte+da+dan%C3%A7a&oq=A+capacidade+de+se+expressar+por+meio+do+corpo+%C3%A9+intr%C3%ADnseca+ao+ser+humano%2C+%C3%A9+uma+caracter%C3%ADstica+que+se+aprimora+continuamente%2C+desde+as+civiliza%C3%A7%C3%B5es+mais+antigas.+Nessa+medida+o+movimento+se+constitui+em+um+dos+principais+meios+de+intera%C3%A7%C3%A3o+entre+o+homem+e+o+mundo+a+sua+volta%2C+desde+as+a%C3%A7%C3%B5es+mais+simples+at%C3%A9+o+conjunto+de+a%C3%A7%C3%B5es+simb%C3%B3licas+e+complexas+que+comp%C3%B5em+a+arte+da+dan%C3%A7a&aqs=chrome..69i57j69i64l2.1036j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

      Excluir