PROJETO
“DESENVOLVENDO A
DANÇA NA ESCOLA”
SUMÁRIO
Apresentação
Justificativa
Objetivos
Publico alvo
Metodologia
Cronograma
Áreas desenvolvidas
Recursos necessários
Conclusão
Anexos
APRESENTAÇÃO
A capacidade
de se expressar por meio do corpo é intrínseca ao ser humano, é uma
característica que se aprimora continuamente, desde as civilizações mais
antigas. Nessa medida o movimento se constitui em um dos principais meios de
interação entre o homem e o mundo a sua volta, desde as ações mais simples até
o conjunto de ações simbólicas e complexas que compõem a arte da dança.
Vivemos em uma
sociedade que contribui para a formação de pessoas fragmentadas, as quais se
especializam em determinadas atividades, em um tipo de raciocínio, hipertrofiam
algumas funções cerebrais e partes do corpo em detrimento de outras. Pessoas
condicionadas pelo bombardeio diário de informações provenientes dos meios de
comunicação e da cultura de massa que impõem modelos prontos e influenciam
diretamente na capacidade de percepção e atuação na sociedade.
Neste sentido,
a prática da dança seria uma forma de resgatar e ampliar a percepção das
pessoas, com a ampliação da consciência corporal, buscando favorecer a
integração do corpo, mente e emoções, por meio do contato com essa manifestação
artística. Por isso, a importância fundamental de que o ensino da linguagem da
dança realmente ocorra nas escolas públicas. O que nos parece a melhor
alternativa para democratizar uma linguagem tão elitizada dentro da realidade
socioeconômica brasileira.
JUSTIFICATIVA
Pensando na possibilidade de
acesso à cultura para os alunos do C. E. Dr. Newton Bello, elaboramos um
projeto de ações que procurasse estabelecer redes de comunicação entre a escola
- que é um local de aquisição de conhecimento -
e a comunidade.
Assim
nasceu o projeto de desenvolvendo a dança na escola, uma parceria entre
comunidade e escola. Ele se constitui por um conjunto de ações que visaram
ampliar o ingresso da arte nas comunidades mais carentes com a introdução da
linguagem da dança no ambiente escolar.
Atualmente
a dança na escola são atividades necessárias que se incorporam a uma
metodologia que resulta na aprendizagem significativa e habilidades favorecendo
a auto-estima do aluno e compartilhando práticas saudáveis no contexto social.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar o processo criativo,
a autonomia e liberdade do individuo, permitindo ao educando articular uma
relação mais próxima entre o homem e a natureza, através da observação,
sensibilidade e experiências que estabelecem uma intima relação entre os
mesmos.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Ø
Proporcionar meios que levem os alunos a
desenvolverem capacidades corporais e culturais, propiciando dessa forma o
ensino-aprendizagem;
Ø
Fazer uma
releitura do mundo voltado para a realidade social e histórica que os alunos
estão inseridos para que o trabalho se concretize de maneira eficiente;
Ø
Propiciar atividades geradoras de ação e
compreensão;
Ø
Favorecer a estimulação para a ação e decisão no
desenrolar das mesmas, e também reflexão sobre os resultados de suas ações,
para poder modificar-las diante de algumas dificuldades que possam aparecer, e
através destas mesmas atividades, reforçarem a auto-estima, a auto-imagem e a
autoconfiança.
Ø
Proporcionar vivencia de dança que articulem a
criação pessoal e coletiva de movimentos, a apreciação e o conhecimento da
dança de modo a integrar a razão e o sensível, o individual e o coletivo, a arte
e a educação.
METODOLOGIA
Ø
Exploração teórica sobre o tema escolhido;
Ø
Apresentação de textos, fotografias, filmes,
letras de musicas...
Ø
Experimentação dos movimentos básicos, sentindo
e compreendendo as principais características da dança escolhida. Macacão de
tempos e espaços mais importante;
Ø
Realizar a junção dos movimentos aprendidos,
acompanhados pelo som dos ritmos criados e inventar outros movimentos e
formações diferenciadas;
CRONOGRAMA
MÊS
|
ATIVIDADES A
SEREM EXECUTADAS
|
ABRIL
|
-Apresentação do Projeto
-Aula teórica (história da dança)
-Aulas práticas (ritmo Axé)
|
MAIO
|
-Trabalhando a expressão corporal
-Ritmo salsa
|
JUNHO
|
-Ritmo Samba
-Culminância do Projeto.
|
CRONOGRAMA: 01/04/14 á 11/06/14.
ÁREAS ENVOLVIDAS
Artes, Educação Física, Sociologia e Inglês.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Descrição do material
|
Quantidade(unidades)
|
Folha de EVA(cores diversas)
|
30
|
Tubo de cola isopor grande
|
02
|
TNT vermelho e preto
|
30 m(cada)
|
Camisas
|
54
|
Estojo de maquiagem
|
02
|
Bambolê
|
12
|
Fantasias
|
20
|
Espelho 2x4
|
01
|
Fita adesiva
|
04
|
Tecido
|
|
CONCLUSÃO
É função da escola, proporcionar ao
aluno, formas de conhecer o mundo tal como ele é, e através disso levá-lo a concepção
de que tudo na vida deve ser aprendido, pois vivemos em uma sociedade exigente e
subjetiva onde aqueles que tem conhecimento amplo, sobressaem-se.
Portanto, é de suma importância que
o C.E. DR. Newton Bello tenha desenvolvimento completamente para o fato de que a
dança é uma pratica educativa eficiente e que não pode estar isenta das técnicas
de aprendizado em arte, educação física, sociologia e inglês, pois estão permeadas
na sociedade e por isso devem estar presentes no processo educativo dos alunos.
Bom dia. .
ResponderExcluirSeu projeto é ótimo .
Quais são as referências que você usou para fazer o seu projeto.
Bom dia!
ResponderExcluirExcelente projeto! Também gostaria de saber as referências usadas para executar o projeto.
Grata...
Clique no primeiro link que o projeto original vai baixar em pdf
Excluirhttps://www.google.com.br/search?q=A+capacidade+de+se+expressar+por+meio+do+corpo+%C3%A9+intr%C3%ADnseca+ao+ser+humano%2C+%C3%A9+uma+caracter%C3%ADstica+que+se+aprimora+continuamente%2C+desde+as+civiliza%C3%A7%C3%B5es+mais+antigas.+Nessa+medida+o+movimento+se+constitui+em+um+dos+principais+meios+de+intera%C3%A7%C3%A3o+entre+o+homem+e+o+mundo+a+sua+volta%2C+desde+as+a%C3%A7%C3%B5es+mais+simples+at%C3%A9+o+conjunto+de+a%C3%A7%C3%B5es+simb%C3%B3licas+e+complexas+que+comp%C3%B5em+a+arte+da+dan%C3%A7a&oq=A+capacidade+de+se+expressar+por+meio+do+corpo+%C3%A9+intr%C3%ADnseca+ao+ser+humano%2C+%C3%A9+uma+caracter%C3%ADstica+que+se+aprimora+continuamente%2C+desde+as+civiliza%C3%A7%C3%B5es+mais+antigas.+Nessa+medida+o+movimento+se+constitui+em+um+dos+principais+meios+de+intera%C3%A7%C3%A3o+entre+o+homem+e+o+mundo+a+sua+volta%2C+desde+as+a%C3%A7%C3%B5es+mais+simples+at%C3%A9+o+conjunto+de+a%C3%A7%C3%B5es+simb%C3%B3licas+e+complexas+que+comp%C3%B5em+a+arte+da+dan%C3%A7a&aqs=chrome..69i57j69i64l2.1036j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8