Menina americana pode ser primeiro caso bem documentado de erradicação do vírus HIV.
O Unaids, programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o combate à Aids, comemorou a notícia de que uma criança de 2 anos e 2 meses pode ter sido completamente curada do vírus HIV nos Estados Unidos.Em comunicado, a ONU afirma que, se os resultados forem confirmados, esse será o primeiro caso documentado de uma criança com HIV que parece não ter mais níveis detectáveis do vírus após parar o tratamento.
"Essa notícia nos dá muita esperança de que uma cura para o HIV em crianças é possível e pode ser um passo a mais rumo a uma geração livre da Aids", disse o diretor executivo da Unaids, Michel Sidibé, em comunicado oficial.
"Isso também ressalta a necessidade de pesquisa e inovação, especialmente na área de diagnóstico precoce."
Mais testes
Médicos americanos revelaram no domingo (3) que uma menina soropositiva do estado do Mississippi, no sul do país, não demonstra sinais de infecção pelo vírus após deixar o tratamento por cerca de um ano.
No entanto, mais testes serão necessários para assegurar que o tratamento – iniciado 30 horas após o nascimento da menina – funcionaria para outras pessoas.
A virologista Deborah Persaud, da Universidade Johns Hopkins em Baltimore, apresentou os resultados do tratamento na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas em Atlanta, na Geórgia.
"É uma prova do conceito de que o HIV pode ser potencialmente curável em crianças", disse.
Mais informações.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/03/cura-de-bebe-cria-esperanca-de-geracao-sem-aids-diz-onu.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário